Evento ILP:IPEN – Assembleia Legislativa de São Paulo

20/05/2019

o IPEN na fronteira da Medicina Nuclear

Datas:

17.junho.2019 – Série de palestras sobre o tema

Horário: 14hs às 17hs

Local: ILP – Instituto do Legislativo Paulista

Plenária Teotônio Vilela

Público: lideranças sociais e comunitárias, comunidade parlamentar e sociedade

EVENTO GRATUITO, INSCREVA-SE!!   Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Release:

O evento integra uma série de ações vinculadas à data comemorativa de 60 anos de produção da primeira dose do radiofármaco “iodo-131” no Brasil, produzida pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, atualmente responsável pela produção e/ou distribuição de aproximadamente 90% de todos os radiofármacos utilizados pela Medicina Nuclear no país. A data, assim como o trabalho realizado pelo IPEN, representam os esforços de ofertar à sociedade brasileira melhores e mais amplos recursos de acesso à Medicina Nuclear, provendo os mais importantes recursos de diagnóstico e tratamento do câncer e de outras doenças de elevado impacto social e econômico.

PROGRAMA:

17.junho.2019

1. IPEN – As várias faces do Instituto mais completo e eclético do Brasil

Dr. Wilson Aparecido Parejo Calvo

Apresentação do IPEN em todas as suas vertentes: P&D, inovação, empreendedorismo, ensino e formação de recursos humanos, apoio tecnológico à Industria, produtos e serviços para todos os setores da economia, origem e pilar da medicina nuclear no Brasil.

2. Os bastidores da Medicina Nuclear – Desafios e Esperanças

Dr. Jair Mengatti

Visão histórica dos desafios e superações desde a produção da primeira dose de iodo-131 pela equipe liderada pela Dra. Constância Pagano Gonçalves da Silva. Apresentação de índices e números que demonstrem a importância e contribuição do IPEN para a disponibilidade de radiofármacos no Brasil.

3. Radiofármacos! O que isso tem a ver com Medicina Nuclear?

Dra. Elaine Bortoleti de Araújo

Apresentação da definição de radiofármacos, como são obtidos e suas diferentes aplicações (diagnóstico e tratamento). Explanação sobre o uso de radiofármacos além do tratamento de câncer, destacando sua importância e seu alcance na saúde pública.

4. Tudo o que se pode fazer com um Reator Nuclear… muito além de uma luz no fundo da piscina

Dr. Frederico Antonio Genezini

Apresentação de como funciona um Reator Nuclear de Pesquisa, breve apresentação dos processos de segurança, explicação do efeito Cherenkov e destaque para suas diversas aplicações (explorando as aplicações de maior impacto para a sociedade – saúde, meio ambiente).

5. Inovação em Radiofármacos – O que há de novo?

Dr. Emerson Bernardes

Apresentar o que tem sido pesquisado no IPEN para nacionalizar radiofármacos ainda não produzidos no Brasil e para ampliar o espectro de aplicações. Apresentar o projeto do Núcleo de Inovação em Medicina Nuclear.

6. RMB – Construindo um futuro melhor

Dr. José Augusto Perrotta

Apresentação do Projeto Reator Multipropósito Brasileiro – RMB, esclarecendo a participação e importância do IPEN nesse projeto.

Currículo dos Palestrantes:

Dr. Wilson Aparecido Parejo Calvo

Engenheiro de Materiais Metálicos e Cerâmicos pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, mestre e doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo – USP, Wilson Aparecido Parejo Calvo é o atual Superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN (Instituto de Pesquisa vinculado a Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN), tendo já desempenhado as funções de Gerente do Centro de Tecnologia das Radiações e Diretor de Administração e Infraestrutura do IPEN. Possui experiência na área de Engenharia Nuclear com Aplicações de Técnicas Nucleares na Indústria, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, e ênfase em tecnologia de radioisótopos e radiações ionizantes. Tecnologista Sênior, professor e orientador de pós-graduação na área de Tecnologia Nuclear no IPEN/USP, coordenador de projetos da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA e membro do Conselho Consultivo da ABENDI e da International Irradiation Association (iiA).

Dr. Jair Mengatti

Químico pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo – USP, atua na área de produção, controle de qualidade e desenvolvimento de radioisótopos para uso em Medicina Nuclear e sistema de melhoria contínua de processos de produção de radioisótopos de Reator e Cíclotron. Integra o grupo de atividades para registros dos radiofármacos junto a ANVISA e de adequação das instalações a Boas Práticas de Fabricações – (BPF). Coordena e participa de projetos científicos nacionais e internacionais pela IAEA. Foi agraciado com Diploma de Honra ao Mérito pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), por sua contribuição às diversas áreas de atuação da Autarquia federal, e com a MEDALHA CARNEIRO FELIPPE, pela relevância de seu trabalho para o desenvolvimento do uso de radiofármacos no Brasil. Atualmente ocupa o Cargo de Coordenador de Produtos e Serviços – DPS no IPEN-CNEN/SP, e Coordena o Departamento de Radiofarmácia da Sociedade Brasileira de Medicina.

Dra. Elaine Bortoleti de Araújo

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – USP, doutora em Radiofarmácia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (unidade de pós graduação da Universidade de São Paulo) – IPEN/USP, Elaine Bortoleti de Araújo é atualmente Gerente de Garantia da Qualidade e Farmacêutica técnica responsável pela produção de radiofármacos do IPEN-CNEN. Professora e orientadora do programa de pós graduação acadêmico IPEN/USP e do programa de pós graduação profissional do IPEN (na área de Radiofarmácia).

Dr. Frederico Antonio Genezini

Físico pela Universidade de São Paulo – USP, mestre e doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo – IPEN/USP. Frederico Genezini é Pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN, atualmente responsável pela gerencia do Centro do Reator Nuclear de Pesquisa – CRPq. Tem experiência na área de Física Nuclear com ênfase em medidas de dados nucleares, aplicações e instrumentação nuclear. Além de trabalhar com aplicações da física nuclear no meio ambiente.

Dr. Emerson Bernardes

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre e doutor em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde concluiu o pós-doutorado, Emerson Soares Bernardes é professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (unidade de pós graduação da Universidade de São Paulo) – IPEN/USP na disciplina Tecnologia Nuclear.

Dr. José Augusto Perrotta

Graduado em Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia, mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo – USP. José Augusto Perrotta é atualmente o Coordenador Técnico do Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro – RMB. Tecnologista Sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e Inspetor de Salvaguardas da Agencia Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Material Nuclear. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Engenharia do Núcleo e Engenharia do Combustível Nuclear.

Para inscrições no evento, acesse o site da  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo